Veja quais são os reais benefícios da dieta para a sua saúde e bem-estar
Entra ano e sai ano, iniciar uma dieta sempre foi uma das maiores metas pré-estabelecidas entre homens e mulheres.
A mudança de hábitos alimentares favorece não somente ao lado estético, mas também aos aspectos que visam uma maior qualidade de vida.
Uma dieta adequada não requer receitas elaboradas, sendo assim, não é tão difícil e complicado quanto se imagina. Basta seguir as orientações para uma alimentação saudável, com todo os nutrientes essenciais para o organismo.
Neste ponto, vale a pena destacar a importância de um profissional nutricionista, para que ele avalie a melhor estratégia a ser seguida de acordo com cada estrutura específica sem que se empobreça as substâncias necessária para o bom funcionamento do corpo.
A dieta low carb nada mais é do que um plano alimentar, que ultimamente está sendo muito procurada por não ser apenas como uma simples dieta.
Ela se tornou um estilo alimentar a ser seguido por toda a vida, uma vez que esse tipo de dieta oferece inúmeras vantagens.
Percebe-se que na alimentação atual, a maioria das pessoas ao redor do mundo considera o alto consumo de alimentos baseados em fontes de carboidratos. Assim, tal prática tem influenciado diretamente nos impactos negativos com realçado a saúde.
Diante deste motivo, essa dieta foi criada com o intuito de auxiliar na redução do consumo de carboidratos e na tentativa de garantir não apenas a perda de peso, mas a melhora da saúde em geral.
Logo, a dieta low carb não é simples e temporária que visa apenas a redução de calorias.
Seu foco principal é destinado na qualidade da alimentação para garantir bem-estar e longevidade.
Mas atenção, para ser considerada low carb, essa dieta só permite o consumo de uma certa quantidade em gramas de carboidratos por dia.
Por isso é que deve ser feita com acompanhamento profissional para que seja realizada da forma correta, evitando futuros problemas.
Um importante motivo para você realizar a dieta low carb é auxiliar na limpeza do organismo.
Essa “higienização” se dá através dos alimentos de origem vegetal presentes na dieta como as frutas e as verduras.
Estes são ricos em nutrientes como as vitaminas e os minerais, além das substâncias antioxidantes e a água, que ajudam a retirar do organismo as substâncias tóxicas que impedem o seu bom funcionamento.
Outro motivo para realizar essa dieta é que ela é muito indicada para a perda de peso.
O emagrecimento ocorre justamente por causa da grande redução de excesso dos alimentos fontes de carboidratos que são um dos fatores que causam o ganho de peso.
A exemplo disso, quando se ingere alimentos fontes de açúcares e carboidratos em grande quantidade e com muita frequência, se tem como consequência o aumento do peso não saudável, melhor dizendo, o ganho de peso na forma de gordura.
Isso ocorre devido aos açúcares e carboidratos elevarem muito rapidamente a glicose do sangue.
Uma parte desse açúcar é retirada para ser transformada em gordura e estocada no corpo como tecido adiposo para servir de reserva energética caso o organismo precise.
Além disso, alguns alimentos que contêm fibras, são permitidos na dieta low carb. Estas são substâncias que ajudam o corpo a emagrecer porque aumentam a sensação de saciedade retardando a fome e o apetite.
A dieta também conta com alimentos ricos em proteínas e gorduras boas, nutrientes estes que também contribuem para o emagrecimento já deixam a digestão mais lenta provocando o aumento da saciedade.
Sendo assim, a dieta low carb, coopera para que você possa investir em looks que deixam o corpo mais amostra. Como croppeds, biquinis, roupas justas, dentre outros.
Este é um excelente e importante motivo para aderir a dieta low carb, uma vez que ela ajuda a controlar o diabetes.
Isso acontece porque a dieta é bastante reduzida em alimentos fontes de açúcares e carboidratos e são estes alimentos que desequilibra o diabetes provocando o aumento da glicose sanguínea.
Além disso, como já visto, a dieta é rica em fibras e estas substâncias contribuem para o controle da absorção dos carboidratos pelo intestino mantendo os níveis glicêmicos controlados.
Por essas razões, a dieta low carb é muito indicada para ser realizada pelos diabéticos.
A dieta low carb também contribui para controlar os níveis de colesterol no sangue por causa da redução dos alimentos fontes de carboidratos, uma vez que estes podem aumentar as taxas de colesterol.
Outro fator a se destacar, é consumo de fibras que controlam a absorção de gorduras e carboidratos pelo intestino.
Ele também ajuda na contenção dos produtos ricos em gorduras trans que são, principalmente, os produtos industrializados como margarina, biscoitos recheados, salgadinhos, sorvetes, óleos refinados, dentre outros.
Lembrando que os carboidratos e as gorduras trans alteram as taxas do colesterol no sangue diminuindo o colesterol bom (HDL) e aumentando o colesterol ruim (LDL). Isso pode levar ao aparecimento de doenças, como as cardiovasculares.
Quem sofre com problemas no intestino, este é mais um motivo para apostar na dieta low carb.
Ela ajuda a melhorar o funcionamento intestinal por causa dos seus alimentos fontes de fibras como as verduras, as sementes, as oleaginosas e algumas frutas.
As fibras são importantes para a saúde do órgão, porque estimulam os movimentos intestinais e ajudam na formação do bolo fecal junto com a água o tornando mais maleável e fácil de ser evacuado.
Por isso, essa dieta é eficaz para prevenir e combater a constipação (prisão de ventre) e para precaver doenças intestinais como o câncer do cólon.
Porém, para se obter esse benefício das fibras sobre o intestino, é necessário aumentar também a ingestão de água todos os dias.
O recomendado é ingerir, no mínimo, 2 litros de água por dia, caso contrário, em vez de as fibras serem benéficas para o intestino, elas podem prejudicar ainda mais o seu funcionamento.
Como já se tem o conhecimento, a dieta low carb é um estilo alimentar que estimula a adoção de uma alimentação mais saudável, pois, ela reduz os alimentos fontes de carboidratos, principalmente os açúcares e os carboidratos refinados.
Tais alimentos que possuem essa substancia, constituem um processo inflamatórios para o corpo muito grande e estão ligados ao aparecimento de diversas condições e doenças como o diabetes, a obesidade e várias outras graves.
Além disso, a dieta prioriza os alimentos naturais que são fontes de nutrientes dos quais o nosso organismo precisa diariamente para manter o seu funcionamento em perfeito estado.
Ao contrário de muitas outras dietas, a dieta low carb é bem fácil e simples de ser feita e praticamente todos os alimentos permitidos na dieta são comuns e de fácil acesso.
Mas, isso não exclui a importância do acompanhamento de um profissional nutricionista para que você faça a dieta da forma correta.
Veja a seguir os alimentos permitidos na dieta low carb listados abaixo:
Lembre-se de que existem alimentos que não irão contribuir para a eficácia da dieta low carb. Confira alguns a seguir:
Após a leitura, podemos afirmar que é possível uma boa dieta sem muito sofrimento, não é mesmo?
Comprova-se que a mudança de hábitos alimentares é capaz de proporcionar uma maior qualidade de vida, sem que haja necessidade de adotar versões mirabolantes de dieta.
Mas sempre é importante ressaltar para que se busque ajuda especializada de um nutricionista, afim de que se oriente sob quais medidas deve tomar em busca do seu objetivo, de acordo com as características do seu corpo.
Nosso corpo carece de múltiplos nutrientes para obter um bom funcionamento. Sendo assim, é necessário ser equilibrado nutricionalmente, para que haja menos chances de desenvolver doenças mentais e físicas.
Que tal começar a pensar em novas maneiras de se alimentar em busca do bem-estar?
A Fitmoda pode te ajudar muito ao investir neste novo projeto que irá transformar a sua rotina!