Os alongamentos são os exercícios que exigem que o indivíduo permaneça por um determinado tempo em uma postura de forma que o músculo solicitado se mantém em extensão máxima. Estes podem ser intensificados com a ajuda de uma força externa atuante e possuem amplas vantagens para a manutenção de pequenos costumes que podem enriquecer a maneira com o qual deveríamos conduzir nossas rotinas a fim de gozar de uma vida mais saudável.
Devemos sempre nos conscientizar para estarmos em constante correções dos nossos hábitos mantendo uma postura correta, uma vez que que alongar o corpo regularmente reduz a tensão muscular evitando todo o desconforto que pode surgir decorrente de uma má postura.
Tendo em vista que o alongamento é um dos principais fatores na ajuda da flexibilidade dos músculos, o desempenho nas atividades físicas e diárias passam a ficar melhores resguardando, mantendo e recuperando a elasticidade que geralmente diminui conforme “a idade vem chegando”.
Consequentemente, com o ganho de maior flexibilidade, se tem a possibilidade de que os exercícios sejam amplamente duradouros de forma a atingir a meta previamente estabelecida com devido equilíbrio, acrescido da alta qualidade dos movimentos executados durante todo o processo.
Os alongamentos diários permitem que os fluxos sanguíneos estejam mais ativos de forma a irrigar com maior potencialização os músculos, o que é devidamente importante para a prevenção e recuperação breve de lesões musculares. Isto porque a falta de uma boa circulação sanguínea pode acarretar em diversos problemas de saúde, tais como a presença de varizes, tromboses, entupimentos das artérias, úlceras varicosas, câimbras, baixo libido ou disfunção erétil, queda de cabelo e enfraquecimento das unhas ou até mesmo a baixa capacidade de concentração, dentre outros inúmeros problemas.
Visto que, toda vez ao alongar libera-se em nosso corpo uma sensação de prazer que contribui para o relaxamento, placidez do corpo e também o alívio da tensão muscular, que é na maioria das vezes a principal responsável por dores nas costas, pescoço e cabeça que são os principais proveniente de todo estresse absorvido no dia a dia.
Mas lembre-se o alongamento não deve ser feito antes da prática de musculação, porque os exercícios reduzem a força dos músculos. Além disso, não devem ser realizados até que se tenha a sensação de dor, apenas deve sentir um desconforto para que consiga alongar corretamente o músculo. Salienta-se também o cuidado com os músculos lesionados ou alguma região dolorida de forma a não agravar o problema. Nestes casos, o alongamento deve contar com a ajuda de um profissional de fisioterapia.
O aquecimento envolve preparação do organismo para a prática de exercícios físicos semelhantes aos que vão ser feitos durante o treino, todavia com menor intensidade. Sua execução visa obter o estado ideal psíquico e físico, a preparação cinética e coordenativa que é um passo muito importante e fundamental para ter uma boa performance e sobretudo evitar lesões. Portanto, a atividade é imprescindível e sobretudo devidamente importante que seja realizada de forma ordenada e dirigida a todas as partes do corpo. Apenas desta forma, é de se considerar efetivamente preparado para a realização de qualquer performance que exige posteriormente um maior desgaste físico.
Como já mencionado, o aquecimento prepara o corpo para o esforço e melhora o desempenho, pois ele aumenta a temperatura corporal, influenciando o desenvolvimento da condução dos impulsos nervosos até os músculos e atribuindo a minimização da viscosidade muscular que é resultante no decréscimo do atrito entre as fibras musculares, melhorando por sua vez todo o desempenho.
Iniciar um exercício de maneira gradativa, diminui os riscos do corpo sofrer com um impacto devidamente agressivo a si próprio. A proposta que o aquecimento evidencia de começar por exercícios levemente moderados, aumenta a liberação de líquido sinoval, que está relacionado com a lubrificação das articulações, possibilitando assim a redução do atrito entre as cartilagens e os ossos, prevendo que o risco de desenvolvimento de lesões sejam menores.
Através do aquecimento, a assimilação do fluxo gradual de exercício físico com menor intensidade é feita de forma natural, sua condução vai preparando mentalmente a pessoa para execução de cada movimento consciente, de modo a atingir um nível superior de concentração a equilibrar a menção de um esforço maior.